Ilustração da notícia Causas do câncer

Publicado em: 02/02/2021 - 16:44

Causas do câncer

Os cânceres podem ser causados ​​por vários fatores diferentes e, como acontece com muitas outras doenças, a maioria dos cânceres é resultado da exposição a vários fatores causais diferentes. É importante lembrar que, embora alguns fatores não possam ser modificados, cerca de um terço dos casos de câncer podem ser evitados com a redução dos riscos comportamentais e dietéticos.   

Os fatores de risco modificáveis ​​incluem: 

Álcool - a evidência de que todos os tipos de bebidas alcoólicas são a causa de vários tipos de câncer é agora mais forte do que nunca. O álcool pode aumentar o risco de seis tipos de câncer, incluindo intestino (colorretal), mama, boca, faringe e laringe (boca e garganta), esofágico, fígado e estômago [1] . As evidências sugerem que, em geral, a maioria das bebidas alcoólicas as pessoas consomem, maior é o risco de muitos tipos de câncer, e mesmo a ingestão moderada de álcool aumenta o risco de câncer. 

Estar acima do peso ou ser obeso - o excesso de peso tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver 12 tipos diferentes de câncer, incluindo câncer de intestino e pancreático. Em geral, maior ganho de peso, principalmente na idade adulta, está associado a maiores riscos de câncer. 

Dieta e nutrição  - os especialistas sugerem que as dietas e a ingestão nutricional, particularmente as dietas ricas em carnes vermelhas, carnes processadas, alimentos salgados e com baixo teor de frutas e vegetais têm um impacto sobre os riscos de câncer, principalmente colorretal, nasofaringe e estômago [2] , [3] , [4] .

Atividade física  - a atividade física regular não apenas ajuda a reduzir o excesso de gordura corporal e os riscos de câncer associados a isso, mas ser fisicamente ativo pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de cólon, mama e endometrial [5] .

Tabaco - A fumaça do tabaco contém pelo menos 80 diferentes substâncias cancerígenas (agentes cancerígenos). Quando a fumaça é inalada, os produtos químicos entram nos pulmões, passam para a corrente sanguínea e são transportados por todo o corpo [6] . É por isso que fumar ou mascar tabaco não só causa câncer de pulmão e boca, mas também está relacionado a muitos outros cânceres. Quanto mais uma pessoa fuma, mais jovem começa e quanto mais tempo continua fumando, tudo aumenta ainda mais o risco de câncer. Atualmente, o uso do tabaco é responsável por cerca de 22% das mortes por câncer [7] .

Radiação ionizante - Fontes de radiação sintéticas podem causar câncer e são um risco para os trabalhadores. Estes incluem radônio, raios-x, raios gama e outras formas de radiação de alta energia [8] . A exposição prolongada e desprotegida às radiações ultravioleta do sol, lâmpadas solares e camas de bronzeamento também pode causar melanoma e doenças malignas da pele. Pessoas de pele clara, indivíduos com muitas manchas ou que têm histórico familiar de câncer de pele de melanoma ou não melanoma, estão em maior risco. No entanto, pessoas de todos os tons de pele podem desenvolver câncer de pele, incluindo indivíduos com pele mais escura [9] .

Riscos no local de trabalho - Algumas pessoas correm o risco de serem expostas a uma substância cancerígena devido ao trabalho que realizam. Por exemplo, os trabalhadores da indústria de corantes químicos têm uma incidência maior do que o normal de câncer de bexiga. O amianto é uma causa conhecida de câncer no local de trabalho - particularmente um câncer chamado mesotelioma, que afeta mais comumente a cobertura dos pulmões. 

Infecção  - Os agentes infecciosos são responsáveis ​​por cerca de 2,2 milhões de mortes por câncer anualmente [10] . Isso não significa que esses cânceres possam ser contraídos como uma infecção; em vez disso, o vírus pode causar alterações nas células que as tornam mais propensas a se tornarem cancerosas.

Cerca de 70% dos cânceres cervicais são causados ​​por infecções por papilomavírus humano (HPV) [11] , enquanto câncer de fígado e linfoma não-Hodgkin podem ser causados ​​pelos vírus da hepatite B e C [12] , e os linfomas estão ligados ao vírus Epstein-Barr vírus [13] .

No passado, as infecções bacterianas não eram consideradas agentes causadores de câncer, mas estudos mais recentes mostraram que as pessoas com infecção por Helicobacter pylori no estômago desenvolvem inflamação do revestimento do estômago, o que aumenta o risco de câncer de estômago.