Publicado em: 01/02/2021 - 13:47
Fatores de risco
Os fatores de risco não modificáveis incluem:
Idade - muitos tipos de câncer se tornam mais prevalentes com a idade. Quanto mais as pessoas vivem, mais exposição há aos carcinógenos e mais tempo há para que mudanças genéticas ou mutações ocorram em suas células.
Substâncias cancerígenas (carcinógenos) - são substâncias que alteram o comportamento de uma célula, aumentando as chances de desenvolver câncer. Genes são as mensagens codificadas dentro de uma célula que dizem como se comportar (ou seja, quais proteínas fazer), mutações ou alterações no gene, como dano ou perda, podem alterar o comportamento da célula, tornando-a mais provável de ser cancerosa [14 ]
Genética - Infelizmente, algumas pessoas nascem com um alto risco herdado geneticamente de um câncer específico ('predisposição genética). Isso não significa que o desenvolvimento de câncer é garantido, mas uma predisposição genética torna a doença mais provável.
Por exemplo, mulheres que carregam os genes de câncer de mama BRCA 1 e BRCA 2 têm maior predisposição para desenvolver essa forma de câncer do que mulheres com risco normal de câncer de mama. No entanto, sabe-se que menos de 5% de todos os cânceres de mama são causados por genes. Portanto, embora as mulheres com um desses genes sejam individualmente mais propensas a desenvolver câncer de mama, a maioria dos casos não é causada por uma falha genética herdada de alto risco. Isso é verdade para outros tipos de câncer comuns, onde algumas pessoas têm uma predisposição genética - por exemplo, câncer de cólon (intestino grosso).
O sistema imunológico - pessoas com sistema imunológico enfraquecido correm mais risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Isso inclui pessoas que passaram por transplantes de órgãos e tomam medicamentos para suprimir seu sistema imunológico e impedir a rejeição de órgãos, além de pessoas que têm HIV ou AIDS ou outras condições médicas que reduzem sua imunidade a doenças.