Mais Notícias

Ilustração da notícia Hospital de Base reduz pela metade o número de sessões de radioterapia

Publicado em: 03/02/2023 - 11:24

Hospital de Base reduz pela metade o número de sessões de radioterapia

Neste sábado, dia 4, “Dia Mundial do Combate ao Câncer”, pacientes em tratamento no Hospital de Base (HB) de Rio Preto têm uma notícia importante e positiva. Um equipamento de radioterapia permitiu reduzir pela metade o número de sessões necessárias para tratamento de pacientes com câncer. Com a novidade, um tratamento que antes durava até 38 sessões (em dias úteis), agora é feito em 20 e, em alguns casos, apenas cinco sessões.

A tecnologia faz com que, antes de liberar o feixe de radiação, seja possível verificar a localização precisa da área a ser tratada, através de sistemas de imagem acoplados ao equipamento de radioterapia, fazendo com que a eficiência do tratamento aumente.

Segundo o Dr. Renato José Affonso Júnior, médico rádio-oncologista e coordenador do Departamento de Radioterapia do HB Onco, o resultado impacta a maior parte dos pacientes diagnosticados com câncer. “Pelo menos 60% dos pacientes com a doença, em algum momento do tratamento precisam passar pela radioterapia e, por isso, ela apresenta extrema importância”, afirma.

Entre 2021 e 2022, foram realizados 371 atendimentos radioterápicos no HB Onco. Além de agilizar o tratamento, a tecnologia dá mais conforto aos pacientes que moram nas cidades ao redor de Rio Preto, já que eles não precisam mais vir com tanta frequência ao hospital.

A melhoria das técnicas utilizadas no tratamento aos pacientes é outro grande destaque. Uma delas é a radioterapia estereotáxica extracraniana fracionada. “Nela, são aplicadas doses altas de radiação diretamente no tumor, preservando os tecidos saudáveis ao redor. Em casos iniciais, dependendo da situação, a resposta é similar à de uma cirurgia”, afirma o Dr. Renato José Affonso Júnior.

Vale lembrar que, além da radioterapia, o complexo Funfarme também realiza quimioterapia, transplante de medula óssea e conta com uma estrutura extremamente humanizada, com profissionais altamente qualificados e capacitados para o tratamento dos pacientes portadores de câncer.

O Dr. Renato José destaca que os pacientes da instituição contam com uma equipe multidisciplinar para acompanhamento do paciente desde o início ao final do tratamento e seu acompanhamento, o chamado follow-up.

“Temos médicos oncologistas, hematologistas, rádio-oncologistas, radiologistas, patalogistas e cirurgiões que atendem todos os pacientes em um único lugar. Contamos também com uma equipe multiprofissional composta por: nutricionistas, enfermeiras, fisioterapeutas, físicos médicos, biomédicos, cirurgiões dentistas, fonoaudiólogas e psicólogos que também fazem parte da atenção a esses pacientes”, finaliza o médico.