Ilustração da notícia Dermatologista do HB alerta para cuidados com a Pele durante o Dezembro Laranja

Publicado em: 15/12/2022 - 11:18

Dermatologista do HB alerta para cuidados com a Pele durante o Dezembro Laranja

Dezembro é o mês de combate ao câncer de pele e o Hospital de Base é destaque no tratamento da doença. De janeiro de 2021 até o dia 5 de dezembro deste ano foram realizados 5.427 atendimentos no Ambulatório de especialidades do HB. Ao todo, a unidade atendeu 1.673 pacientes no período.

Mas, nos últimos dois anos, o número de diagnósticos diminuiu, em decorrência da pandemia de Covid-19. Em 2019 foram realizados 2144 diagnósticos, contra 1543 em 2020. Em 2021, o total foi de 1640 novos tumores.

“O HB possui uma equipe multidisciplinar completa para o tratamento da doença, com oncologia clínica e estrutura para realização de cirurgias oncológicas complexas. Além disso, contamos com a dermatoscopia digital, aparelho que amplia as lesões em até 20 vezes, permitindo verificá-las com maior exatidão”, explica a dermatologista Dra. Adriana Caldas.

Segundo Adriana, o diagnóstico tardio pode afetar as chances de cura dos pacientes. “É um prejuízo enorme para o paciente, pois quanto mais precoce o tratamento for feito, maior é a chances de cura”, afirma.

A dermatologista destaca que o tratamento varia de acordo com a gravidade dos casos. “Ele pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia alvo. A aplicação de uma dessas terapias, ou uma combinação delas, depende da localização e tamanho do tumor”.

Quanto a prevenção, a proteção contra o sol é a melhor forma de evitar a doença. “Além do uso de protetor solar, é importante usar roupas que cubram os braços e as costas. Outro detalhe importante é evitar o sol das 10h às 16h”, finaliza Adriana.