Ilustração da notícia Mortalidade do Câncer de pulmão

Publicado em: 16/08/2021 - 16:24

Mortalidade do Câncer de pulmão

Estima-se que, neste ano, ocorrerão 131.880 mortes por câncer de pulmão (69.410 homens e 62.470 mulheres). No entanto, mesmo a doença sendo o segundo tipo mais comum e a principal causa de morte por câncer em homens e mulheres, desde meados da década de 2000 as taxas de incidência do câncer de pulmão caíram cerca de 2% ao ano e essas taxas estão caindo mais rapidamente nos homens do que nas mulheres.

Dados apontam que, de 2014 a 2018, as taxas de mortalidade em homens com câncer de pulmão caíram 5% a cada ano e as taxas de mortalidade de mulheres com câncer de pulmão diminuíram 4% ao ano.

Pesquisas indicam que essas quedas se devem a mais pessoas que não fumam, mais pessoas parando de fumar e a avanços médicos no diagnóstico e tratamento.

 

Taxa de sobrevivência das pessoas com câncer de pulmão

A taxa de sobrevivência de 5 anos indica a porcentagem de pessoas que vivem pelo menos 5 anos após a descoberta do câncer (lembrando que porcentagem significa quantos em 100).

A taxa de sobrevivência de 5 anos para todas as pessoas com todos os tipos de câncer de pulmão é de 21%. A taxa de sobrevivência de 5 anos para os homens é de 17%. Já a taxa de sobrevivência de 5 anos para mulheres é de 24%. A taxa de sobrevivência de 5 anos para NSCLC (câncer de pulmão de células não pequenas), que é o tipo mais comum da doença, sendo responsável por 84% de todos os diagnósticos de câncer de pulmão, é de 25%, em comparação com 7% para o câncer de pulmão de pequenas células.

No entanto, é importante observar que as taxas de sobrevivência dependem de vários fatores, incluindo o subtipo de câncer de pulmão e o estágio da doença.

  • Para pessoas com câncer de pulmão localizado, o que significa que o câncer não se espalhou para fora do pulmão, a taxa de sobrevida geral em 5 anos é de 63%.
  • Para câncer de pulmão regional, o que significa que o câncer se espalhou para fora do pulmão para áreas próximas, a taxa de sobrevivência de 5 anos é de cerca de 35%.
  • Quando o câncer se espalhou para partes distantes do corpo, chamado câncer de pulmão metastático, a taxa de sobrevivência de 5 anos é de 7%.

É importante observar que as terapias mais recentes, como tratamentos direcionados e imunoterapias, estão permitindo que as pessoas com câncer de pulmão metastático vivam mais do que nunca.

A cada ano, dezenas de milhares de pessoas são curadas do câncer de pulmão e alguns pacientes com câncer de pulmão avançado podem viver muitos anos após o diagnóstico.

É importante lembrar é que o câncer de pulmão pode ser tratado em qualquer estágio, e esses tratamentos comprovadamente ajudam as pessoas com câncer de pulmão a viver mais tempo com melhor qualidade de vida.

 

Para mais informações:

Agende sua consulta com nossos especialistas.

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais. Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!