Ilustração da notícia A cirurgia no câncer de mama

Publicado em: 13/10/2021 - 19:56

A cirurgia no câncer de mama

Por que precisamos realizar o esvaziamento axilar?

A dissecção dos linfonodos ou gânglios axilares é necessária porque os carcinomas de mama se disseminam por essa via.

A retirada dos linfonodos infiltrados por pela neoplasia (tumor) é importante para se evitar o retorno do tumor que se chama recidiva na axila. Além de oferecer parâmetros prognósticos da doença, são fundamentais para se entender a necessidade de tratamentos adicionais.

A dissecção axilar total possui alguns contrapontos como o aparecimento de alguns inconvenientes, como sensação de peso no braço, diminuição da sensibilidade e a tendência a inchaço e infecção do braço.

Atualmente é realizada a subsecção axilar seletiva, que é baseada na biópsia do linfonodo sentinela, que é o primeiro linfonodo a receber a drenagem da mama onde está localizado esse tumor. A sua identificação biópsia e avaliação microscópica no momento da cirurgia vão permitir definir a extensão da dissecção axilar. Na presença de células neoplásicas no linfonodo sentinelas, todos os demais linfonodos devem ser retirados. A retirada dos demais linfonodos axilares está indicada. Por outro lado, se ele estiver livre, a dissecção linfonodal não deve ser realizada.

O linfonodo sentinela pode ser identificado por meio de injeção atrás da aréola retroaleolar e peritumoral de corantes vitais como o azul patente ou com o radiofármaco tecnécio 99.

 

Quer saber mais?

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

 

Acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo sobre prevenção gravado pela dra. Aline Fares, oncologista clínica do HB Onco com especialização em câncer de pulmão pela universidade de Toronto no Canadá.

 

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!