Ilustração da notícia Pesquisa oncológica de Residentes do HB é selecionada para Congresso Internacional.

Publicado em: 19/12/2022 - 09:12

Pesquisa oncológica de Residentes do HB é selecionada para Congresso Internacional.

Uma pesquisa oncológica feita por duas residentes do HB Onco foi apresentada no maior simpósio de câncer de mama, o San Antonio Breast Cancer Symposium de 2022, realizado nos Estados Unidos. O evento, que contou com a presença de grandes pesquisadores da área, reúne as principais pesquisas e inovações relacionadas ao câncer de mama.
As residentes Larissa Furlan e Maíra Abreu, sob orientação do Dr. Daniel Vilarim Araujo, estudaram o comportamento da doença em pacientes diagnosticadas com câncer de mama no estágio três, localmente avançados, que possuíam receptores hormonais.
Juntas, elas analisaram o prontuário de pacientes diagnosticadas com a doença entre 2010 e 2020, que se enquadravam no perfil, e verificaram possíveis mutações e outras alterações genéticas, além de se aprofundar no quadro clínico. A pesquisa contou com uma parceria inédita com a empresa canadense Geneseeq, que realizou o sequenciamento genômico do material selecionado.
“Conseguimos definir algumas mutações que estão relacionadas ao desenvolvimento da doença e desfecho dela. A pesquisa pode, inclusive, servir de base para realização de estudos futuros” afirma a residente Maíra Abreu.
Para a residente Larissa Furlan, a pesquisa foi significativa tanto pelo valor científico enquanto social. “Foi um trabalho importante por ter abrangido uma população pouco estuda, e que normalmente não teria seu quadro clinico analisado de maneira tão aprofundada”.
Ela conta que muitos participantes do congresso se surpreenderam com a apresentação. “Eles não acreditavam que nós éramos apenas residentes. Recebemos algumas sugestões e ideias que nos ajudarão a aprofundar este estudo em fases futuras”, completa Larissa.
Este é o segundo trabalho original produzido pelo grupo e apresentado em congresso internacional. “É muito gratificante ter a oportunidade de mostrar o trabalho realizado no hospital de base em um fórum tão importante. A melhora do cuidado médico anda ao lado dos avanços científicos” afirma o Dr. Daniel Vilarim Araujo, orientador da pesquisa.