Ilustração da notícia Exames de imagem para diagnóstico de câncer de pulmão

Publicado em: 25/08/2021 - 10:58

Exames de imagem para diagnóstico de câncer de pulmão

Para fechar o diagnóstico de câncer deve ser feito sempre uma biópsia, mas além disso é preciso também alguns outros exames que vão nos ajudar a definir qual o melhor tratamento e também a avaliar a resposta do tumor ao tratamento.

Um desses exames é Tomografia Computadorizada que nos permite ver o tamanho e a localização de um tumor de pulmão ou metástases de câncer de pulmão.

Outro exame que tem sido cada vez mais utilizado é a Tomografia por emissão de pósitrons (que chamamos de PET) combinada com uma tomografia computadorizada. Também pode ser chamado de PET Scan. Nesse exame, uma pequena quantidade de uma substância radioativa é injetada no corpo do paciente e é absorvida pelas células que consomem mais energia. Como o câncer tende a usar energia ativamente, ele absorve mais da substância radioativa. O aparelho então vai detectar essa substância e produzir imagens do corpo.

Outro exame é a ressonância magnética (MRI), que usa campos magnéticos, sem emissão de radiação, e produz imagens detalhadas do corpo. Ela geralmente não é utilizada para visualização dos pulmões, mas é muito útil para detectar o câncer de pulmão que se espalhou para o cérebro na forma de metástase.

Já a Cintilografia Óssea usa um marcador radioativo para detectar alterações dos ossos, sendo que áreas com lesão óssea, como as causadas por câncer, se destacam na imagem.

Vale lembrar que nenhum exame é perfeito, e é necessário sempre avaliarmos cada caso para definir quais exames de imagem serão mais adequados para o seu caso.

Quer saber mais sobre exames de imagem no tratamento do câncer de pulmão?

Agende sua consulta com nossos especialistas.

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais.

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!