Ilustração da notícia Câncer Colorretal: uma das 3 neoplasias malignas mais comuns que existe

Publicado em: 17/08/2021 - 15:31

Câncer Colorretal: uma das 3 neoplasias malignas mais comuns que existe

O câncer colorretal está entre as 3 neoplasias malignas mais comuns entre adultos e idosos?

Ele é um dos tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, também conhecido como cólon, e no reto. A maioria desses tumores se inicia a partir de pólipos intestinais, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Por isso, um método de prevenir o aparecimento do câncer colorretal seria a detecção e a remoção dos pólipos intestinais antes deles se tornarem malignos através de uma colonoscopia, por exemplo.

 

Qual a melhor maneira de prevenir o câncer colorretal?

A colonoscopia é um exame seguro e extremamente eficaz na prevenção, no diagnóstico e até no tratamento do câncer colorretal. Qualquer pessoa com mais de 50 anos ou com parentes de primeiro grau com esta neoplasia devem conversar com seu médico sobre a necessidade de colonoscopia de rastreio.

 

Principais sintomas

Os principais sinais de alerta para esse câncer colorretal são mudança no hábito intestinal, principalmente a prisão de ventre mas pode acontecer diarreia e também presença de sangue nas fezes.

 

O câncer de colorretal tem cura?

O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser diagnosticado precocemente. É muito importante também dizer que é um câncer que pode ser evitado, com mudanças nos hábitos de vida. Sabemos hoje que uma dieta rica em fibras e bem balanceada, além da prática de atividade física regular, diminui as chances do seu aparecimento. Da mesma forma, é preciso evitar o consumo regular e excessivo de bebidas alcoólicas e carnes vermelhas. Mas o principal vilão aqui são as carnes processadas (como bacon, presunto, carnes curadas e salsichas). O consumo regular de carnes processadas aumenta consideravelmente o risco de câncer colorretal ao longo da vida. Previna-se.

 

Para mais informações agende sua consulta com nossos especialistas.

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

Acesse nosso canal no Youtube e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar sempre atualizado. Até a próxima!