Ilustração da notícia Fatores de risco do câncer de pulmão

Publicado em: 16/08/2021 - 09:27

Fatores de risco do câncer de pulmão

Você sabia que o câncer de pulmão não é provocado apenas pelo uso do cigarro?

 

O câncer de pulmão ocorre com mais frequência em pessoas que fumam, ou que já fumaram, como falado anteriormente. No entanto, pessoas que não fumam também podem desenvolver a doença, por isso é importante que todas as pessoas aprendam sobre os fatores de risco e sinais e sintomas do câncer de pulmão.

 

Fator de risco é qualquer coisa que aumenta a chance de uma pessoa desenvolver câncer, mas é importante reforçar que algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolvem câncer, enquanto outras, sem nenhum fator de risco conhecido, o fazem.

 

Conhecer seus fatores de risco e conversar sobre eles com seu médico pode ajudá-lo a fazer escolhas mais informadas sobre estilo de vida e cuidados com sua saúde.

 

Os seguintes fatores podem aumentar o risco de uma pessoa de desenvolver câncer de pulmão:

 

Tabaco e tabagismo

A fumaça do tabaco danifica as células dos pulmões, fazendo com que elas cresçam de maneira anormal. O risco de o tabagismo levar ao câncer é maior para pessoas que fumam muito e / ou por muito tempo.

A exposição regular à fumaça de cigarros, charutos ou cachimbos de outra pessoa pode aumentar o risco de câncer de pulmão de uma pessoa, mesmo se essa pessoa não fumar. Isso é chamado de fumaça de tabaco ambiental (ETS) ou fumaça de tabaco “passivo”.

Fumar maconha e cigarros eletrônicos também pode aumentar o risco de câncer de pulmão, mas o risco real é desconhecido.

 

Amianto

Estes são cristais semelhantes a fios de cabelo encontrados em muitos tipos de rochas e são frequentemente usados ​​como isolamento à prova de fogo em edifícios. Quando as fibras de amianto são inaladas, elas podem irritar os pulmões.

Muitos estudos mostram que a combinação de fumo e exposição ao amianto é particularmente perigosa. Pessoas que trabalham com amianto em tarefas como construção naval, mineração de amianto, isolamento ou reparo de freios automotivos e que fumam têm um risco maior de desenvolver câncer de pulmão.

O uso de equipamento de proteção respiratória reduz esse risco.

 

Quer saber mais sobre os fatores de risco para o câncer de pulmão?

 

Acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo gravado pela dra. Aline Fares, oncologista clínica do HB Onco com especialização em câncer de pulmão pela universidade de Toronto no Canadá.

 

Você também pode agendar uma consulta no HB Onco pelo telefone 17 – 3201-5096 ou mande um WhatsApp para 17-99601-4425.

 

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até mais!