Ilustração da notícia Radioterapia geral no câncer de pulmão

Publicado em: 25/08/2021 - 10:54

Radioterapia geral no câncer de pulmão

A radioterapia é um tratamento oncológico que usa radiação ionizante para matar células de câncer e pode ser usada para tratar diferentes tipos de tumores, e as pessoas com câncer de pulmão pode se beneficiar muito deste tratamento.

O tratamento definitivo com radioterapia para câncer de pulmão geralmente é usado nos casos de doença não metastática e que não são operáveis. Sempre que possível é preferível que a radioterapia seja realizada juntamente com a quimioterapia para a maior efetividade do tratamento.

Nestes casos, a radioterapia geralmente é realizada em sessões diárias, com duração de aproximadamente 15 minutos cada, podendo ser necessário muitas sessões, por exemplo até 35 sessões em um tratamento que dura cerca de 6 a 7 semanas.

Já os paciente que não podem ser submetidos a cirurgia mas tem tumores muito iniciais, pequenos, e que não tem linfonodos comprometidos, podem ser tratados com uma técnica de radioterapia chamada de SBRT, que é a radioterapia estereotáxica fracionada. Neste tratamento, fazemos doses muito altas de radiação, focalizada apenas na lesão, e geralmente em 3 a 10 sessões.

Para iniciarmos um tratamento de radioterapia moderno e seguro, devemos sempre realizar um processo que chamamos de planejamento. Para isso, será realizada uma tomografia e algumas marcações no paciente. Também podem ser utilizados exames de PET-CT para ajudar a guiar a radioterapia para o tumor e linfonodos.

A radioterapia no pulmão pode ter alguns efeitos colaterais como por exemplo cansaço, tosse e esofagite, que é a inflamação do esôfago. Além disso, pode ocorrer também fibrose e inflamação do pulmão normal ao redor do tumor.

Para reduzir o risco e a severidade desses sintomas podemos utilizar técnicas mais modernas de radioterapia, como por exemplo a radioterapia de intensidade modulada em arcos (chamada de VMAT ou RapidArc), que reduz a radiação nas células normais de pulmão, coração e outros órgãos que ficam próximos ao pulmão.

 

Quer saber mais sobre radioterapia no câncer de pulmão?

Agende sua consulta com nossos especialistas.

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais.

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!