Ilustração da notícia Radioterapia no câncer de mama

Publicado em: 13/10/2021 - 19:33

Radioterapia no câncer de mama

A radioterapia é um tratamento que usa radiação para tratar a região onde a paciente tinha o câncer e não tem mais para reduzir o risco da doença voltar nessa região.

 

Como é feito?

Existe todo um processo que envolve o tratamento de uma paciente com câncer e todo cuidado que a equipe tem que ter.

A paciente passa por nós para uma avaliação para que, de fato, a gente avalie e indique a radioterapia caso exista essa indicação. Assim que programarmos tomografia, a paciente passará por uma sessão para localizar a área para ser tratada e delinear a estrutura.

Então a gente vai ter muito cuidado, temos que desenhar a mama da paciente, o coração, a medula, os pulmões, a glândula tireoide para que possamos tratar especificamente apenas a região de interesse, que é a mama ou a drenagem linfática que pode estar comprometida, protegendo assim os outros tecidos sadios.

Após essa tomografia, este processo todo de delineamento, este desenho que fazemos é enviado para a equipe de física média e esses físicos vão ter muito cuidado e atenção na hora de preparar o caso da paciente. Eles fazem as diferentes entradas da radiação para que a gente possa ter sucesso no tratamento.

Assim que eles fizerem isso, a equipe médica novamente vai aprovar o tratamento da paciente e aí sim, a paciente poderá iniciar o tratamento em nosso equipamento de radioterapia, que é extremamente sofisticado.

E hoje a gente consegue tratar uma paciente praticamente em 15 sessões, o que se fazia no passado eram 30 sessões.

Atualmente, em 15 dias úteis, conseguimos tratar muito bem uma paciente com extrema qualidade.

 

Quer saber sobre os tratamentos do câncer de mama?

Agende sua consulta no HB Onco!

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

 

Acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo sobre prevenção gravado pela dra. Aline Fares, oncologista clínica do HB Onco com especialização em câncer de pulmão pela universidade de Toronto no Canadá.

 

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!