Ilustração da notícia Linfoma: o que é, quando ocorre e os tipos existentes

Publicado em: 17/08/2021 - 15:25

Linfoma: o que é, quando ocorre e os tipos existentes

Você sabia que, em todo o mundo, mais de 700 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma por ano?

Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que atacam uma parte do sistema de defesa do nosso corpo: o sistema linfático. Ele é composto, principalmente, pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e transporta os glóbulos brancos, que são as células responsáveis por combater diretamente as infecções e participam do sistema imunológico.

 

Quando ocorre o linfoma?

O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo.

 

Quantos tipos diferentes de linfomas existem?

Existem mais de 80 tipos diferentes de Linfomas, mas eles se dividem em dois principais grupos: o linfoma de Hodgkin (LH) e os linfomas não-Hodgkin (LNH).

Os principais sintomas associados à eles são: o aumento dos linfonodos (que também são chamados de gânglios ou inguias), em especial na região do pescoço, virilha e axila. Mas também pode ocorrer perda de peso, febre e suores noturnos.

 

O que fazer após ser diagnosticado com Linfoma?

Quando diagnosticado, o tratamento mais utilizado é a quimioterapia, que pode ser associada ou não ao transplante de medula óssea.

O mais importante é você saber que, caso apresente estes sintomas ou conheça alguém com eles, deve procurar, imediatamente, um centro especializado em onco-hematol.

 

Para mais informações agende sua consulta com nossos especialistas.

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

Acesse nosso canal no Youtube e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar sempre atualizado. Até a próxima!