Ilustração da notícia A importância da mamografia na detecção precoce do câncer mama

Publicado em: 13/10/2021 - 19:43

A importância da mamografia na detecção precoce do câncer mama

Como todos sabem estamos no mês de outubro, o chamado Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e ao combate ao câncer de mama. Você sabia que se diagnosticado em etapas iniciais, o câncer de mama tem até 90% de chance de cura?

Então, para uma maior chance de descobrir o problema quando ele ainda está no início, é importante a realização exames de rastreio, a chamada triagem.

O exame de rastreio é realizado em uma pessoa saudável na tentativa de diagnosticar uma doença em seu estágio pré-clínico, ou seja, antes de surgirem sinais e sintomas ou ao menos detectar em fases muito iniciais que possam passar desapercebido pelo paciente. Por sorte, para o câncer de mama, temos um exame bastante eficaz e amplamente disponível, que é mamografia.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e a Sociedade Brasileira de Ginecologia, recomendam a realização de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, para todas as mulheres. Mas, se você já teve caso na família ou possui alguma síndrome genética, que aumenta a sua predisposição, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que essa idade deve ser reduzida para 30 anos, ou para dez anos antes que o familiar mais jovem foi diagnosticado. O que ocorrer primeiro.

É importante reforçar que o exame deve ser anual, contanto que a mulher esteja assintomática e sem ter notado sinais ou sintomas nas mamas.

Então, se você fez a mamografia há menos de um ano, porém notou alguma alteração mamária, como nódulos ou caroços, assimetrias, alterações nos mamilos e nas aréolas, não espere!

Procure seu médico para que ele possa indicar e te orientar como prosseguir a investigação. Adiantando a realização de exames, se necessário.

Para finalizar, não... definitivamente não! A mamografia não causa câncer de mama! Infelizmente essa é uma dentre diversas fake news espalhadas pela internet.

A radiação emitida durante a realização do exame não é suficiente para ocasionar alterações celulares que gerem um câncer. Nem a compressão local realizada pelo aparelho.

 

Quer saber sobre o câncer de mama?

Agende sua consulta no HB Onco!

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

 

Acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo sobre prevenção gravado pela dra. Aline Fares, oncologista clínica do HB Onco com especialização em câncer de pulmão pela universidade de Toronto no Canadá.

 

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!