Ilustração da notícia Como rastrear o câncer de pulmão?

Publicado em: 16/08/2021 - 16:14

Como rastrear o câncer de pulmão?

Você sabia que é possível saber quais são as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de pulmão?

O rastreamento do câncer de pulmão é feito com um teste chamado tomografia computadorizada helicoidal ou espiral (TC ou TAC) de baixa dose. Durante esse exame, a tomografia tira fotos do interior do corpo com uma máquina de raio-x, então um computador combina essas imagens em uma imagem tridimensional detalhada que mostra quaisquer anormalidades ou tumores.

As recomendações da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica) baseiam-se na idade da pessoa e na quantidade de fumo que fuma. Esse número, chamado de “ano maço”, é equivalente a fumar 1 maço por dia durante um ano.

 

Quando o rastreamento do câncer de pulmão é recomendado?

A triagem anual com uma tomografia computadorizada de baixa dosagem é recomendada para pessoas de 55 a 74 anos que fumaram 1 maço de cigarro por dia por 30 anos. Também é recomendado para pessoas de 55 a 74 anos que pararam de fumar nos últimos 15 anos.

O rastreamento pode ser interrompido depois que uma pessoa não fuma por 15 anos ou desenvolve um problema de saúde que encurta sua vida ou impede que ela faça uma cirurgia para câncer de pulmão.

 

Quer iniciar seu rastreamento ou saber mais sobre o exame?

Agende sua consulta no HB Onco!

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

Acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo gravado pela dra. Aline Fares, oncologista clínica do HB Onco com especialização em câncer de pulmão pela universidade de Toronto no Canadá.

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!