Ilustração da notícia Testes necessários para o tratamento do câncer de pulmão

Publicado em: 16/08/2021 - 12:25

Testes necessários para o tratamento do câncer de pulmão

Após o diagnóstico de câncer de pulmão, seu médico pode recomendar a execução de testes em uma amostra de tumor para identificar genes, proteínas e outros fatores específicos do tumor.

 

Existem vários genes que podem ter alterações (chamadas mutações) em um tumor de pulmão e podem ajudar o câncer a crescer e se espalhar. Essas mutações são encontradas no tumor, não em células saudáveis ​​do corpo. Isso significa que eles não são herdados ou transmitidos aos seus filhos.

 

Mutações genéticas que contribuem para o crescimento do câncer de pulmão costumam ocorrer em um (01) ou mais genes, incluindo: EGFR, ALK, KRAS, BRAF, HER2, ROS1, RET, MET e TRK. Os testes no tumor, para alguns desses genes, pode ser feito tanto nas fases iniciais como em estágio posterior da doença.

 

Os resultados desses testes podem ajudar a determinar se você pode receber terapia direcionada a mutações específicas (consulte Tipos de tratamentos).

 

As mutações para as quais existem terapias direcionadas são muito mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas com o tipo de adenocarcinoma de câncer de pulmão e que nunca fumaram. Vale lembrar que o estágio da doença também é importante para determinar se você pode receber terapia direcionada.

 

Seu médico também pode recomendar o teste de PD-L1, que é uma proteína encontrada na superfície de algumas células cancerosas e algumas das células do sistema imunológico do corpo. Esta proteína impede que as células imunológicas do corpo destruam o câncer.

 

Depois que os testes de diagnóstico forem feitos, seu médico analisará todos os resultados com você e juntos vocês decidirão os próximos passos para o tratamento.

 

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o teste molecular do tumor?

Agende sua consulta!

Telefone: (17) 3201-5096

WhatsApp: (17) 99601-4425

 

Acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo sobre diagnóstico gravado pela dra. Aline Fares, oncologista clínica do HB Onco com especialização em câncer de pulmão pela universidade de Toronto no Canadá.

 

Siga nosso instagram e nosso facebook e fique sempre atualizado. Até a próxima!